Existe psicólogo de direita conservador?

Existe psicólogo de direita conservador para fazer terapia online sem ser doutrinado? Essa é uma preocupação que muitos brasileiros vivenciam na atualidade. Muitos brasileiros querem fazer terapia online, mas receiam ser doutrinados pelas ideologias da esquerda, progressista e revolucionária. Dentre esses, muitos brasileiros se preocupam, ainda mais, quando a terapia online é para seus filhos. Como se assegurar de que não está sendo doutrinado por quaisquer ideologias sociopolíticas durante a terapia online? Neste artigo de opinião, faremos uma breve reflexão sobre as raízes históricas dessas dicotomias na psicologia.

A história da psicologia

A psicologia moderna surgiu, no século XIX, a partir da interseção entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Das Ciências Biológicas, a psicologia foi influenciada pela fisiologia, anatomia, neurociências, genética, evolucionismo e psicofarmacologia. Das Ciências Humanas, a psicologia foi influenciada pela filosofia, antropologia, sociologia, política, direito e história. Assim, ao longo da história da psicologia, surgiram outras dicotomias: objetividade e subjetividade, quantitativo e qualitativo, biológico e sociocultural, ciências empíricas e políticas públicas.

A psicologia brasileira

A psicologia brasileira, por fazer parte da mundial, recebeu influências das Ciências Biológicas e Ciências Humanas. No entanto, ao longo da história, a “sardinha foi sendo puxada” para o lado das Ciências Humanas. Embora as faculdades de psicologia no Brasil ainda ministrem disciplinas de Ciências Biológicas, os conteúdos são superficiais, introdutórios ou pouco valorizados. Por exemplo, estudantes de psicologia no Brasil formam sem saber da existência da psicobiologia, psicofísica, etologia, genética comportamental, psicologia evolutiva e psicologia epidemiológica.

O que é ser um psicólogo?

O psicólogo é um ser humano como qualquer outro, pois possui seus pensamentos, emoções e comportamentos. Sendo assim, é natural que o psicólogo, como cidadão brasileiro, tenha um posicionamento sociopolítico. Muitos psicólogos são abertamente de esquerda, progressista e revolucionária. Isso se deve ao fato de que as faculdades “puxam a sardinha” para o lado das Ciências Humanas. Como são perseguidos, censurados e estigmatizados, o psicólogo de direita conservador geralmente opta em ser mais discretos. Por exemplo, você já viu algum psicólogo falando publicamente contra o feminismo, ideologia de gênero, globalismo, ambientalismo ou cotas raciais?

cidadao-Wasney-de-Almeida-Ferreira

O que é ser um psicólogo de direita?

Como podemos definir um psicólogo de direita no Brasil? No âmbito acadêmico, os psicólogos comportamentais, cognitivos, neuropsicólogos e psicometristas são estigmatizados como “positivistas retrógrados”, devido as influências das Ciências Biológicas. Apesar do positivismo ser uma ideologia de esquerda, progressista e republicana, esses psicólogos são categorizados como “direita”. Esses psicólogos são categorizados como “direita” por trabalharem com Ciências Empíricas (fatos, análises quantitativas, etc.), que geralmente contradizem as ideologias da esquerda, progressista e revolucionária. Por exemplo, o aborto (defendido como “direito das mulheres” pela esquerda) é a primeira causa de morte dentre os afrodescendentes nas clínicas de aborto nos Estados Unidos.

O que é ser um psicólogo conservador?

Como podemos definir um psicólogo conservador? No âmbito acadêmico, os psicólogos comportamentais, cognitivos, neuropsicólogos e psicometristas são considerados conservadores. Apesar de muitos desses psicólogos não se julgarem conservadores, a esquerda os estigmatiza como “positivistas retrógrados”, devido as influências das Ciências Biológicas. Esses psicólogos priorizam as Ciências Empíricas (fatos, análises quantitativas, etc.), como a aplicação da ciência de acordo com as evidências. Nesse contexto, o “psicólogo de direita conservador” seria aquele que contradiz as ideologias da esquerda, progressista e revolucionária. Por exemplo, muito se fala da Revolução Sexual nas faculdades de psicologia, mas pouco acerca das barbaridades antiéticas cometidas por sexólogos, como John Money, Albert Kensey, Fritz Bernard e outros (ex. experimentos humanos).

Dentro e fora do consultório

Fora do consultório, como cidadão brasileiro, a pessoa pode ser psicólogo de direita conservadora ou esquerda, progressista e revolucionária. No entanto, em consultório, como psicólogo, ele não pode e não deve influenciar seus pacientes com posições sociopolíticas. Durante os atendimentos, o psicólogo (independente de posições sociopolíticas) deve sempre buscar neutralidade, imparcialidade e impessoalidade, respeitando as crenças de seus pacientes. Portanto, não importa se o psicólogo é de direita conservador ou esquerda, progressista e revolucionária, mas que (no exercício da profissão de psicólogo) seja profissional e ético (Código de Ética Profissional do Psicólogo).

Opinião: como o psicólogo deve trabalhar?

  • Trabalhar com Ciências Empíricas, não com ideologias políticas;
  • Trabalhar com a objetividade da vida, não com a subjetividade relativista;
  • Trabalhar com fatos da realidade, não com especulações imaginárias;
  • Trabalhar com o raciocínio lógico e inferencial, não com o irracionalismo;
  • Trabalhar com métodos quantitativos e qualitativos, não com discursos;
  • Trabalhar de forma apartidária, não em parceria com partidos políticos;
  • Trabalhar com seres humanos, não com sexualidades ou raças;
  • Preparar o paciente para o mundo real, não para um mundo ideal hipotético;
  • Preparar o paciente para a racionalidade resiliente, não para o emocionalismo;
  • Respeitar e seguir os Direitos Naturais: os fundamentos dos Direitos Humanos.

Considerações finais

O psicólogo de direita conservador geralmente é estigmatizados como “positivista retrógrado”, devido as influências das Ciências Biológicas. Embora geralmente não “levantem bandeira nenhuma”, psicólogos comportamentais, cognitivos, neuropsicólogos e psicometristas são chamados assim. O simples fato desses psicólogos trabalharem com Ciências Empíricas (fatos, análises quantitativas, etc.) contradiz as ideologias da esquerda, progressista e revolucionária. No entanto, em consultório, o psicólogo (independente de posições sociopolíticas) deve sempre buscar neutralidade, imparcialidade e impessoalidade, respeitando as crenças de seus pacientes.

Alguns de meus artigos

Teoria da subversão: uma guerra psicológica que destroi o Brasil (leia).

Saúde mental em tempos de pandemia: fake news, propaganda e guerra psicológica (leia).

Movimento Eugenista Brasileiro: Nazismo na Saúde Pública (leia).

A URSAL já está na Constituição de 1988 (leia).

Médico nazista no Brasil: Dr. Joseph Mengele (leia).

Anticoncepcionais: por que não consigo engravidar? (leia).

Erro médico: segunda causa de morte no Brasil: genocídio silencioso (leia).