“Será que estou ficando louco?” Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem em alguns momentos da vida. Por um lado, ela denota que a pessoa ainda têm autocrítica sobre sua própria saúde mental. Por outro lado, ela denota também que a pessoa passa por algum problema psicológico não identificado. O grande problema de muitas doenças mentais, como a louca, está no fato de que a consciência pode oscilar durante o tempo. Por isso, em alguns momentos, a pessoa percebe que está ficando louca, mas noutros delira e alucina.
As alucinações são alterações graves na sensopercepção, como visão, audição, tato e paladar. Já os delírios são transtornos graves no pensamento e juízo de realidade. Por exemplo, uma pessoa que ouve vozes que não existem está alucinando. Já uma pessoa que diz que essas vozes são de extraterrestres está alucinando. Embora esse exemplo seja demasiado simplista, alucinações e delírios são sintomas de loucura. No entanto, muitas vezes, a pessoa tem outro transtorno mental, como o transtorno de pânico ou o transtorno de ansiedade generalizada.
No transtorno de pânico e no transtorno de ansiedade generalizado, não raro, a pessoa tem a sensação realística de que está enlouquecendo, de que morrerá ou que algum desgraça está para acontecer.
Por fim, o diagnóstico das doenças mentais, como a loucura, é extremamente complexo, porque a psicopatologia é uma ciência muito complexa. “Será que estou ficando louco?” é uma frase que apenas profissionais qualificados de saúde mental, como psicólogos, podem responder. Na WAF Psicologia: Atendimento Online (sessão 1h 30min), você tem um espaço especializado, integral e humanizado para promoção do autoconhecimento. Conheça nosso projeto e participe do Terapia Online Especializada.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.