Menu
WAF Psicologia
  • Apresentação
  • Sobre Mim
  • Terapia Online Especializada
  • Blog
  • Fale Comigo
  • Outros
WAF Psicologia
terapia-esquema-autossabotagem-procrastinação

Terapia do esquema online: trate sua autossabotagem e procrastinação

21/09/202311/04/2025 By Dr. Wasney de Almeida Ferreira

A Terapia do Esquema online é um excelente tratamento para autossabotagem e procrastinação. Ela faz parte da Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC). A TCC é uma das áreas mais eficientes, técnicas e científicas da psicologia. A tendência dos esquemas desadaptativos remotos é aderirem a personalidade com o passar dos anos. Não perca a oportunidade de tratar sua autossabotagem e procrastinação no WAF Psicologia: Atendimento Online (fale comigo).

Esquemas desadaptativos remotos

Os esquemas desadaptativos remotos são temas ou padrões persistentes, amplos e difusos, formados por emoções, cognições (ex. memórias) e sensações corporais. Eles são desenvolvidos na infância ou adolescência e persistem ao longo da vida do indivíduo. Eles envolvem as percepções que o indivíduo tem sobre si mesmo, das pessoas e do mundo. Por seres disfuncionais, eles causam problemas nos relacionamentos, família e trabalho. Por mais estranho que pareça, o indivíduo passa grande parte de sua vida evitando, resignando ou hipercompensando os seus esquemas desadaptativos remotos. A autossabotagem e procrastinação estão intimamente relacionadas aos esquemas desadaptativos remotos.

Necessidades emocionais fundamentais

Os esquemas desadaptativos remotos originam-se a partir de experiências de privação ou excessos na infância, sobretudo nas interações entre criança e família. Os seres humanos (bebês) nascem prematuros e precisam desenvolver apegos seguros e saudáveis com seus cuidadores. Afetividade, proteção, aceitação, cuidado, autonomia e limites realistas são exemplos. Porém, as crianças podem ser privadas dessas necessidades emocionais fundamentais ou mesmo supridas em excesso (ex. superproteção). A autossabotagem e procrastinação estão relacionadas as necessidades emocionais fundamentais da infância.

Temperamento e esquemas

As crianças (bebês) nascem com certo temperamento, o que as predispõe a desenvolverem esquemas desadaptativos remotos variados. Por um lado, algumas crianças são ansiosas, obsessivas, passivas, tímidas, distímicas e lábeis. Por outro lado, outras crianças são calmas, distraídas, agressivas, sociáveis, otimistas e não reativas. Esses traços de temperamento são percebidos pelos pais logo nos primeiros anos de vida, pois são influenciados pela biologia. O temperamento e os esquemas estão intimamente relacionados a personalidade do indivíduo.

Estilos de enfrentamento desadaptativos

Os esquemas desadaptativos remotos são ativados por gatilhos, que geram intensas emoções, cognições (ex. memórias) e sensações corporais desagradáveis. Por isso, desde a infância, o indivíduo aprende a evitar, resignar ou hipercompensar o esquema por meio de comportamentos. No entanto, esses comportamentos não curam o esquema desadaptativo remoto, mas apenas os mantêm distantes ou “adormecidos”.

Hipercompensação: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo hipercompensa (luta) para amenizar e reduzir as emoções, memórias e sensações corporais ruins. Ex. Diante o sentimento de inferioridade, o indivíduo busca se supervalorizar, como se fosse o mais bonito, rico e inteligente do mundo.

Evitação: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo evita (foge ou esquiva) para não sentir emoções, memórias e sensações corporais negativas. Ex. Diante o sentimento de abandono, o indivíduo termina um relacionamento amoroso saudável, com desculpas de que prefere ficar sozinho.

Resignação: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo resigna (finge de morto) para não sofrer os efeitos negativos das emoções, memórias e sensações corporais. Ex. Diante o sentimento de abuso, o indivíduo resigna-se permanecendo apático, sem emoções, como se nada pudesse ser feito.

Respostas de enfrentamento desadaptativos

Os estilos de enfrentamento (hipercompensação, resignação e evitação) são classes de respostas comportamentais. Já as respostas de enfrentamento são os comportamentos individuais, que o indivíduo realiza em cada contexto. Cada indivíduo possui em seu repertório comportamental um conjunto de respostas de hipercompensação, resignação e evitação. Todas elas não curam o esquema desadaptativo remoto, mas apenas os mantém distantes ou “adormecidos”. Por mais estranho que pareça, o indivíduo vive grande parte de sua vida autossabotando e procrastinando, para confirmar os seus esquemas desadaptativos remotos.

Modos de esquemas disfuncionais

Os modos de esquemas disfuncionais estão relacionados a estrutura e funcionamento da personalidade do indivíduo: são facetas do “EU”. Uma personalidade saudável é integral, unificada e autônoma, não se cinde, não se “mistura” a outras pessoas e não regride. Os modos de esquemas disfuncionais são revivências na vida adulta de interações socioafetivas ocorridas sobretudo na infância. Em outras palavras, o indivíduo adulto se comporta, no presente, como a criança do passado ou como o cuidador (pai, mãe, etc.).

Modos criança: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo adulto se comporta como a criança vulnerável, zangada, impulsiva ou feliz que foi na infância. Ex. Diante o sentimento de recusa, o indivíduo pode ficar nervoso, brigar e solicitar atenção e cuidados especiais como criança birrenta.

Modos pais disfuncionais: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo adulto se comporta como o pai (maẽ ou cuidador) exigente e punitivo que teve na infância. Ex. Diante o sentimento de erro, o indivíduo pode punir o seu parceiro, assim como o seu pai o punia na infância, quando cometia erros.

Modos enfrentamentos disfuncionais: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo se comporta de forma complacente, protetora ou hipercompensadora. Ex. Diante o sentimento de desespero, o indivíduo procura o seu parceiro para o ajudar, assim como uma criança procura o seu pai para resolver seus problemas.

Modo adulto saudável: diante um gatilho que ativa o esquema desadaptativo remoto, o indivíduo adulto se comporta de forma racional, educada e flexível, sem repetir comportamentos desajustados. Ex. Diante o sentimento de injustiça, ao invés de reagir como criança mimada, o indivíduo para, pensa, raciocina e toma decisões como um adulto saudável.

Jogo Cognitivo: Atenção Sustentada

🧠 Jogo Cognitivo – Atenção Sustentada

Exercite a atenção e a impulsividade com este jogo cognitivo baseado na Psicologia Cognitiva-Comportamental.

👉 Acessar o Jogo

Exemplo de autossabotagem e procrastinação

Fernanda tem 25 anos, uma menina bonita, inteligente e educada, custou a finalizar a faculdade e não consegue arrumar um namorado (procrastinação). Ela quer casar, ter filhos e constituir família, mas não consegue devido a constante procrastinação e autossabotagem. Por alguma razão desconhecida, sempre acontece algo muito estranho na vida de Fernanda, quando está prestes a conseguir um namorado (autossabotagem).

Por exemplo, Fernanda conheceu, numa festa da faculdade, o Roberto: um rapaz educado, inteligente e amoroso. Eles começaram a ficar e, todos os dias, Roberto mandava mensagens, no WhatsApp, para saber como Fernanda estava. Fernanda achava Roberto muito emotivo e bobo, sem graça, por demonstrar abertamente seus sentimentos. Roberto queria namorar com Fernanda, até a apresentou para amigos e familiares, mas ela não sentia nada por ele e se separou (evitação).

Na mesma época, Fernanda havia conhecido o Mário na faculdade: uma “macho escroto”, que a traia com outras garotas mesmo em sua frente. Fernanda era apaixonada pelo Mário, não conseguia o retirar da mente e até sonhava com ele. Quando Mário não respondia suas mensagens no WhatsApp, Fernanda ficava muito nervosa (modo criança birrenta). Após brigarem e se separarem, Mário pedia desculpas, dizendo que a amava e eles voltavam a ficar (modo pai arrependido). Mário nunca a admitiu como namorada!

Fernanda teve uma infância problemática: seus pais eram separados, pois o seu pai era mulherengo e traia recorrentemente sua mãe (privações emocionais). O seu pai nunca foi presente, não pagava pensão, lhe prometia coisas, não cumpria e não demonstrava sentimentos. Fernanda se lembra nitidamente das épocas do natal, quando seu pai prometia a levar para passear, o que nunca ocorreu. Ela ficava muito nervosa com seu pai, brigava e chorava. No entanto, o pai de Fernanda se desculpava, dizia que a amava, e levava um presente para provar seu carinho. O pai de Fernanda nunca a admitiu como filha!

Enfim, Fernanda possui um esquema desadaptativo remoto de abandono e rejeição originado na infância na relação abusiva com seu pai. Após fazer terapia no WAF Psicologia: Atendimento Online, ela percebeu que seu pai, Mário e outros ficantes eram muito semelhantes. Porém, Fernanda dizia que é muito superior ao Roberto (hipercompensação), que estava apaixonada pelo Ricardo agora (que é muito semelhante ao Mário) (autossabotagem).

Considerações finais

A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma forma eficiente de tratamento da procrastinação e autossabotagem. Os esquemas desadaptativos remotos emergem na infância, sobretudo nas relações familiares, e podem persistir por toda a vida. Eles são grandes fontes de autossabotagem e procrastinação, por operarem de forma inconsciente e automática. Entretanto, infelizmente, a evitação, resignação e hipercompensação impedem as pessoas de se tratarem.

Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos de Psicologia

  • Tratamento cognitivo-comportamental da dependência química
    tratamento cognitivo-comportamental da dependência química
  • Terapia comportamental-dialética online: trate sua instabilidade emocional
    terapia-comportamental-dialética
  • Terapia do esquema online: trate sua autossabotagem e procrastinação
    terapia-esquema-autossabotagem-procrastinação
  • Omit psicólogo online em Contagem
    Omint-psicólogo-online-Contagem
  • SulAmerica psicólogo online em Contagem
    sulamerica-psicólogo-online
  • Diferenças entre TDAH e TAB: saiba mais de 20 detalhes
    Diferenças-entre-TDAH-e-TAB-bipolaridade

MENU

  • Apresentação
  • Sobre Mim
  • Terapia Online Especializada
  • Blog
  • Fale Comigo
  • Outros

Recomendados

Conselho Federal de Psicologia

Código de Ética Profissional do Psicológico

Resolução n.9/2024

Política de Privacidade

Responsável Técnico

Dr. Wasney de Almeida Ferreira (CRP:04/31.846).

ATENÇÃO: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

©2025 WAF Psicologia | Powered by SuperbThemes
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
exclamação

ATENÇÃO!

VOCÊ ESTÁ SAINDO DA SEÇÃO “TERAPIA ONLINE” E ENTRANDO NA SEÇÃO “OUTROS” (“ARTIGOS DE OPINIÃO”, “SAÚDE PÚBLICA” E “CURSOS DE PSICOLOGIA”).

VOCÊ CONCORDA?

SIM
NÃO

 

Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso website. Se continuar a utilizar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.OkPrivacy policy