O tratamento para TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) pode ser realizado por meio de técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O TOC é um subtipo de transtorno de ansiedade, podendo comprometer enormemente a qualidade de vida da pessoa. Ele é caracterizado, em especial, por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.
Pensamentos obsessivos
Os pensamentos obsessivos são ideias ou imagens que invadem a mente da pessoa, sem seu autocontrole e consentimento. Geralmente, são pensamentos e imagens de conteúdos sexuais bizarros, de doenças, de desgraças ou coisas nojentas. Não raro, a pessoa sabe que seus pensamentos sem sentido ou pouco reais, mas não consegue controlá-lo. Por exemplo, emergem imagens repetitivas na mente da pessoa com TOC, como sua mãe sendo estuprada no trabalho. Por mais que a pessoa tente se autocontrolar, os pensamentos e imagens obsessivos são intrusivos, fortes e automáticos.
Comportamentos compulsivos
Já os comportamentos compulsivos são rituais, manias e movimentos estereotipados. Geralmente, a pessoa os executa porque reduzem temporariamente a ansiedade: manias de limpeza, organização, ordem, perfeição, simetria etc. Por exemplo, a pessoa com TOC pode ligar imediatamente para a sua mãe no trabalho, rezar três Ave Maria e vestir a mesma camisa branca. Se não fizer esse ritual, a pessoa com TOC tem a sensação de que sua mãe realmente sofrerá alguma desgraça, o que aumento a sua ansiedade.
Considerações finais
A Terapia Cognitivo-Comportamental trata o TOC em “suas raízes”, por meio de estratégias mentais e comportamentais. Em poucas sessões, a pessoa com TOC aprende a melhor lidar com os seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. O tratamento para TOC depende do interesse da pessoa em querer se tratar corretamente.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.