Série 02: Relacionamentos abusivos
Nesse episódio, explico os quatro tipo de relacionamentos abusivos, segundo o “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais” (DSM-V). Ele foi construído pelos melhores pesquisadores e profissionais de saúde mental do planeta. Ele é utilizado nas melhores clínicas de saúde mental, hospitais e universidades do mundo. O DSM-V é referência elementar para a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Infelizmente, na internet, há muito charlatanismo e estelionato falando sobre relacionamentos abusivos. (Série 01: “Psicologia, charlatanismo e estelionato”). Há muita autoajuda, conselhos, preconceitos e equívocos científicos. Termos psicopatológicos (como “narcisismo”, “psicopata”, “sociopata”, “psicótico”, “bipolar”, “hiperativo” e “autista”) são utilizados sem responsabilidade. Assim, as vítimas de relacionamentos “tóxicos” acabam confusas e dependentes de gurus da internet.
Na internet, muitos gurus criadores de conteúdo sobre relacionamentos abusivos querem apenas views, likes e seguidores. Esses gurus são monetizados pelas propagandas apresentadas em seus vídeos e artigos, não pela veracidade dos conteúdos. Há até gurus charlatões “terapeutas comportamentais”, que nunca estudaram Psicologia Comportamental Cognitiva. Muitos gurus criadores de conteúdo não se preocupam com a psicopatologia dos relacionamentos “tóxicos”.
Infelizmente, no Brasil, poucas pessoas conhecem a Terapia Cognitivo-Comportamental, uma abordagem eficiente no tratamento de relacionamentos “tóxicos”. Assim, acabam perdendo muito dinheiro, energia e tempo com pseudoterapias dos gurus da internet. As vítimas de relacionamentos abusivos precisam se conscientizar de que o tratamento correto deve ser psicológico.
Conheça melhor WAF Psicologia: Atendimento Online (sessão 1h30min).