O ASMR (“Autonomous Sensory Meridian Response”) é um conjunto de respostas neurofisiológicas autonômicas. O ASMR é desencadeado por estímulos sensoriais, sobretudo auditivos e visuais. Os cochichos, movimentos de mãos e sons de boca eliciam várias reações corporais prazerosas. O ASMR é experimentado como relaxamento, formigamento, sonolência e mesmo hipnose. O ASMR é perigoso, por envolver hipnose, teatralidade (role-playing) e condicionamentos psicológicos?
Youtubers não são psicólogos*
No YouTube, há muitos vídeos de ASMR para “tratar” doenças mentais, como ansiedade, insônia, depressão e até mesmo síndrome do pânico. Em minha opinião, esses youtubers estão sendo irresponsáveis, injustos e desonestos ao oferecerem “tratamentos” para doenças mentais. Primeiro, como os estudos científicos de ASMR são recentes, não sabemos seus efeitos benéficos e colaterais na saúde mental. Segundo, os youtubers não são profissionais da saúde mental, nada sabem sobre psicopatologia.
O ASMR envolve mecanismos neurológicos, fisiológicos e psicológicos complexos: a ciência tem os estudado na atualidade. O ASMR envolve hipnose, linguagem simbólica, condicionamentos psicológicos. Ele mobiliza neurotransmissores viciantes, como dopamina e serotonia, alterando a sensopercepção. Os aspectos hipnóticos, teatrais (role-playing) e regressivos do ASMR (como os sons de boca que remetem a primeira infância) podem ser prejudiciais a algumas pessoas.
- ASMR usa técnicas de hipnose, role-playing e condicionamento pavloviano;
- Youtubers são inconsequentes ao proporem “tratamentos” psicológicos;
- Problemas psicológicos tratados de forma errada pioram a saúde mental;
- O suicídio é um risco real, como na depressão, esquizofrenia e bipolaridade;
- Fale comigo, no WAF Psicologia, para eu poder lhe ajudar verdadeiramente.
O ASMR pode agravar os sintomas alucinatórios e delirantes em portadores de psicose, como esquizofrênicos e depressivos graves. Ele pode agravar os transtornos de esquema e imagem corporais em portadores de transtornos somatoformes e psicogênicos, como histéricas e anoréxicas. O ASMR pode levar portadores de transtornos de personalidade ao suicídio, como histriônicos e boderlines. Em resumo, o ASMR pode sim ser prejudicial a algumas pessoas, por envolver hipnose, teatralidade (role-playing) e condicionamentos psicológicos.
O ASMR deve ser utilizado com MUITA ressalva, não podendo ser vulgarizados, assim como fazem muitos youtubers ao proporem “tratamentos” para doenças mentais. Apesar disso, há um grande potencial de que o ASMR seja utilizado clinicamente, com auxilio especializado de psicólogos e profissionais da saúde. O ASMR é um campo novo de pesquisa científica e ainda precisamos conhecer seus efeitos benéficos e colaterais na saúde mental. O ASMR é perigoso sim!
Alguns de meus artigos
ASMR é perigoso, é de Deus? (ouça o Podcast).
Como é o ASMR no cérebro? (leia).
ASMR para depressão funciona? (leia).
Vantagens e desvantagens do atendimento psicológico online (leia).
Podiam elaborar um questionário para saber o que as pessoas sentem depois de algum tempo que consome o asmr.
ASMR é muito legal, eu pelo menos gosto, mas como entretenimento, distração e brincadeira, não como forma de “tratamento” de doenças mentais. Uma pessoa com doença mental (ex. ansiedade e depressão) pode tomar um copo de cachaça ou fumar um cigarro que se sentirá melhor após. Porém, isso não significa que ela está “tratando” seu problema psicológico, que, pelo contrário, pode agravar no longo prazo. A ideia de fazer pesquisas científicas sobre ASMR é legal, já tem algumas (pesquisa aqui no site), é por isso que eu alerto dos riscos (envolve hipnose, condicionamento, estado alfa de consciência, pode mobilizar o esquema corporal, etc). Obrigado por comentar.
Obrigado pelo comentário sincero.
Excelente. Estava achando muito estranho isso. Tenho criança de 8 anos e ela de repente ficou viciada nisso. Pais, cuidado!
Quando ouço asmr me dá um sono bom demais, durmo pra caramba, mas eu fico muito preguiçoso no outro dia e ainda com muita sonolência, é o mesmo efeito que quando tomo melatonina! Vou reduzir tbm…