O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem uma forma bastante eficiente de tratamento: a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). As pessoas estão diariamente e excessivamente preocupadas. Essa ansiedade exacerbada pode ocasionar também em doenças físicas, como dores de cabeça e úlceras. Por meio de técnicas da TCC, é possível melhorar bastante a ansiedade doentia.
Medicamentos e drogas não curam ansiedade
As drogas lícitas, como os medicamentos ansiolíticos e hipnóticos, não curam o transtorno de ansiedade generalizada. Embora os medicamentos psiquiátricos sejam indispensáveis em alguns casos, eles atuam apenas no cérebro (parte física). As drogas ilícitas, como a maconha e o álcool, também não curam a ansiedade. Pelo contrário, elas podem desencadear outras doenças, como depressão e esquizofrenia. O TAG é uma moléstia mental e o tratamento é cognitivo e comportamental.
Tenha amor por sua saúde mental
Estima-se que entre 20% e 56% da população brasileira sofra de alguma doença mental, como ansiedade e depressão. Essas prevalências são muito altas, sendo um verdadeiro problema epidemiológico. Infelizmente, charlatões e estelionatários aproveitam das fragilidades das pessoas. Por exemplo, há pessoas prometendo “tratamento” por meio de florais de Bach, ASMR, meditação, yoga ou mesmo mandinga. A ansiedade, quando não é tratada corretamente, pode causar doenças psicossomáticas: dores de cabeça, ulceras, perda de cabelos, queda da imunidade e até mesmo diabetes e hipertensão.
Modelo cognitivo-comportamento de tratamento
A TCC possui modelos científicos e eficientes para o tratamento do TAG. A preocupação é um dos principais sintomas da ansiedade. No entanto, as distorções cognitivas e comportamentos desajustados são ainda mais importantes. Por exemplo, a probabilidade de uma pessoa morrer de acidente de carro é muito maior do que ela morrer de Covid-19. No entanto, as noticiais terroristas da pandemia na televisão deixam as pessoas preocupadas demais. Por isso, a única forma eficiente de tratamento da ansiedade é cognitiva e comportamental. O terapeuta cognitivo-comportamental atua na “reprogramação” da mente e dos comportamentos.
Considerações finais
A função do terapeuta cognitivo-comportamental é semelhante a de um engenheiro de softwares. Ele realiza a avaliação psicológica da pessoa, estabelecendo um diagnóstico. Como apresentado, a ansiedade é acompanhada por uma série de distorções cognitivas. As pessoas não deveriam deixar as suas ansiedades se transformarem num transtorno de ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental tem um grande compromisso com as ciências empíricas, como averiguar a eficácia do tratamento.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.