A terapia online grátis tem vantagens e desvantagens, sobretudo para a pessoa necessitada. Os serviços gratuitos possibilitam que certas pessoas tenham acesso aos serviços psicológicos. Estudantes, desempregados e pessoas de menor renda são beneficiados por esses serviços gratuitos. No entanto, seriam os serviços gratuitos realmente de graça?
Na verdade, a terapia online grátis pode prejudicar a evolução da pessoa. Para entender isso, basta comparar com as pessoas que querem emagrecer. Quando utilizam serviços “gratuitos”, como academias de praças, elas ficam mais desmotivadas. Como é “de graça”, elas faltam, não respeitam horários e desvalorizam os profissionais do governo.
Já as pessoas que utilizam serviços privados, como academias de musculação, são proativas: “paguei academia e não posso faltar! Senão, estarei jogando dinheiro fora… meu esposo vai me matar!”. Evidentemente, quanto mais especializados forem os serviços e profissionais, mais caro será a mensalidade. Qual a probabilidade de uma pessoa emagrecer numa academia de “graça”, nas praças?
No WAF Psicologia: Atendimento Online, oferecemos Terapia Online especializada: sessão de 1h30min, análises por escrito, autoconhecimento para vida, ciências psicológicas empíricas e muito mais. O valor de cada sessão ampliada de atendimento online (1h30min) é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Para atendimento mais curto ou longo, o valor é de R$1,67/min (um real e sessenta e sete centavos por minuto). Mais barato que cartomante!
Considerações finais
A suposta caridade da terapia online grátis, não raro, aproveita da fragilidade psicológica, como das pessoas em depressão. Quantas pessoas atendem “gratuitamente” em ONGs mantidas com dinheiro público, igrejas ou instituições que recebem isenções fiscais? No WAF Psicologia: Atendimento Online, o valor do atendimento psicológico é mais acessível e especializado.
Podcast WAF Psicologia
Quer entender como as pseudoterapias, como as “terapias” alternativas, prejudicam a saúde mental? Então, ouça a Série “Psicologia, charlatanismo e estelionato” (ouça), do Podcast WAF Psicologia. Minha sugestão, é que você ouça o episódio “Deformações cerebrais: autoajuda, motivacionais e coaches”.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.