TCC online para TDAH. O Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH) possui vários sintomas e tratamentos. Não raro, o TDAH é confundido com outros transtornos mentais, como autismo e bipolaridade. Por isso, o psicodiagnóstico diferencial é essencial, para que o tratamento seja correto (fale comigo).
O que é TDAH?
O TDAH, como seu próprio nome diz, é um transtorno mental da atenção e hiperatividade. Geralmente, é um transtorno mental infantil, que começa na primeira infância. No entanto, o TDAH torna-se mais evidente nas primeiras fases escolares. Tratam-se de pessoas desatentas, inquietas e com dificuldade de aprendizagem.
Ao longo da vida, portadores de TDAH podem desenvolver mecanismos cognitivos-comportamentais compensatórios. Por um lado, há adultos com TDAH que conseguem ter uma vida relativamente normal (já desenvolveram habilidade compensatórias). Por outro lado, há adultos com TDAH que enfrentam grandes problemas pessoais, sentimentais, familiares, laborais, dentre outros.
O que NÃO é TDAH?
O TDAH, como seu próprio nome diz, é um transtorno mental: não é o “jeito da pessoa”. Uma pessoa pode ser desatenta e agitada, mas não necessariamente portadora de TDAH. Geralmente, pessoas com TDAH são desatentas e agitadas em vários contextos, não unicamente na escola ou família. Além disso, o TDAH acarreta em prejuízos pessoais, sentimentais, familiares, laborais, dentre outros.
Sintomas de TDAH
Os sintomas de TDAH podem ser de desatenção e/ou hiperatividade. Nem todas as pessoas com TDA possuem hiperatividade. Além disso, há outros transtornos mentais que se confundem com TDAH. Sendo assim, faça uma avaliação psicológica para ter certeza se tem TDAH (fale comigo).
Sintomas de TDAH de desatenção
- Comete erros frequentes ao lidar com tarefas chatas ou difíceis;
- Dificuldade em manter a atenção ao fazer tarefas chatas ou repetitivas;
- Dificuldade em manter a atenção ao que as pessoas estão lhe dizendo;
- Não finaliza uma tarefa mesmo já tendo inicializado e realizado partes;
- Dificuldade para realizar tarefas que demandam planejamento e organização;
- Foge e esquiva de tarefas que demandam atenção por período de tempo;
- Facilidade para se distrair ao fazer tarefas que demandam atenção;
- Dificuldade para se lembrar de tarefas e obrigações.
Sintomas de TDAH de hiperatividade
- Dificuldade em ficar quieto, sempre fica movimentando mãos, pernas, etc.;
- Dificuldade em ficar sentado, levanta-se frequentemente, não se aquieta;
- Dificuldade de relaxar e sossegar, está sempre inquieto e agitado;
- Dificuldade em ficar calado, fala demais mesmo em contextos inadequados;
- Dificuldade em esperar a sua vez, como numa brincadeira de escola;
- Interrompe outras pessoas quando elas estão falando, não espera sua vez;
- Interrompe outras pessoas, mesmo quando ocupadas, não tem paciência.
Tratamentos para TDAH
Há tratamento para o TDAH, tanto psicofarmacológicos quanto Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). TCC online para TDAH possui técnicas psicológicas eficientes para tratar pessoas com TCC. Análise funcional do comportamento, reestruturação cognitiva, psicoeducação, treinamento em resolução de problemas, psicofármacos, reabilitação neuropsicológica são alguns exemplos.
Considerações finais
O psicodiagnóstico de TDAH é um dos mais difíceis de serem realizados, sobretudo em crianças. No contexto sociocultural brasileiro, há muitas debilidades na estrutura da família, educação e emprego. Assim, muitas pessoas comuns são estigmatizadas como portadores de TDAH. Por isso, faça uma avaliação psicológica para ter certeza se tem TDAH.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.