#01: O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?

Série 01: Psicologia, charlatanismo e estelionato

Nesse episódio, explico o que é a Terapia Cognitivo-Comportamental, buscando demonstrar a sua aplicação prática, como no tratamento da depressão e da ansiedade. Infelizmente, há muito charlatanismo e estelionato no Brasil, falsos terapeutas que se aproveitam das fragilidades psicológicas de pessoas necessitadas.

Infelizmente, no Brasil, poucas pessoas conhecem a Terapia Cognitivo-Comportamental, parte integrante das Ciências Cognitivas e Empíricas. Assim, acabam perdendo muito dinheiro, energia e tempo com charlatanismo e estelionato. Quantas pessoas são vítimas de falsos religiosos, espiritualistas e mesmo de abusadores sexuais?

Pessoas com problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, buscam em falsas terapias a solução de seus problemas: Terapias de Constelação Familiar, Terapia Quântica, Florais de Bach, ASMR, Reike, Terapia de Vidas Passadas, Horóscopo, Tarot, Palestras Motivacionais, Autoajuda e mesmo mandingas e amarrações.

Essas pessoas acabam ainda mais doentes, confusas e dependentes de falsas terapias, uma vez que charlatões e estelionatários utilizam técnicas de lavagem cerebral. Por exemplo, hipnose, ideias etéreas, dissonância cognitiva, heurísticas, falsas memórias, pé na porta, porta na cara, privação sensorial… Quem não conhece alguém que ficou mais supersticioso e “estranho”, após os “tratamentos alternativos”?

Por fim, tenha consciência de que pessoas que passam por problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, encontram-se em situação de maior vulnerabilidade psicológica. Sendo assim, aprenda Psicologia Cognitivo-Comportamental para proteger a sua saúde mental do charlatanismo e do estelionato, bastante comuns no Brasil.

Ouça o Podcast WAF Psi em seu aplicativo preferido (Feed RSS).

Conheça melhor WAF Psicologia: Atendimento Online (sessão 1h30min).


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.