ASMR é perigoso?

asmr-é-nocívo

O ASMR (“Autonomous Sensory Meridian Response”) é um conjunto de respostas neurofisiológicas autonômicas. O ASMR é desencadeado por estímulos sensoriais, sobretudo auditivos e visuais. Os cochichos, movimentos de mãos e sons de boca eliciam várias reações corporais prazerosas. O ASMR é experimentado como relaxamento, formigamento, sonolência e mesmo hipnose. O ASMR é perigoso, por envolver hipnose, teatralidade (role-playing) e condicionamentos psicológicos?

Youtubers não são psicólogos*

No YouTube, há muitos vídeos de ASMR para “tratar” doenças mentais, como ansiedade, insônia, depressão e até mesmo síndrome do pânico. Em minha opinião, esses youtubers estão sendo irresponsáveis, injustos e desonestos ao oferecerem “tratamentos” para doenças mentais. Primeiro, como os estudos científicos de ASMR são recentes, não sabemos seus efeitos benéficos e colaterais na saúde mental. Segundo, os youtubers não são profissionais da saúde mental, nada sabem sobre psicopatologia.

O ASMR envolve mecanismos neurológicos, fisiológicos e psicológicos complexos: a ciência tem os estudado na atualidade. O ASMR envolve hipnose, linguagem simbólica, condicionamentos psicológicos. Ele mobiliza neurotransmissores viciantes, como dopamina e serotonia, alterando a sensopercepção. Os aspectos hipnóticos, teatrais (role-playing) e regressivos do ASMR (como os sons de boca que remetem a primeira infância) podem ser prejudiciais a algumas pessoas.

  • ASMR usa técnicas de hipnose, role-playing e condicionamento pavloviano;
  • Youtubers são inconsequentes ao proporem “tratamentos” psicológicos;
  • Problemas psicológicos tratados de forma errada pioram a saúde mental;
  • O suicídio é um risco real, como na depressão, esquizofrenia e bipolaridade;
  • Fale comigo, no WAF Psicologia, para eu poder lhe ajudar verdadeiramente.

O ASMR pode agravar os sintomas alucinatórios e delirantes em portadores de psicose, como esquizofrênicos e depressivos graves. Ele pode agravar os transtornos de esquema e imagem corporais em portadores de transtornos somatoformes e psicogênicos, como histéricas e anoréxicas. O ASMR pode levar portadores de transtornos de personalidade ao suicídio, como histriônicos e boderlines. Em resumo, o ASMR pode sim ser prejudicial a algumas pessoas, por envolver hipnose, teatralidade (role-playing) e condicionamentos psicológicos.

Considerações finais

O ASMR deve ser utilizado com MUITA ressalva, não podendo ser vulgarizados, assim como fazem muitos youtubers ao proporem “tratamentos” para doenças mentais. Apesar disso, há um grande potencial de que o ASMR seja utilizado clinicamente, com auxilio especializado de psicólogos e profissionais da saúde. O ASMR é um campo novo de pesquisa científica e ainda precisamos conhecer seus efeitos benéficos e colaterais na saúde mental. O ASMR é perigoso sim!

Alguns de meus artigos

ASMR é perigoso, é de Deus? (ouça o Podcast).

Como é o ASMR no cérebro? (leia).

ASMR para depressão funciona? (leia).

Vantagens e desvantagens do atendimento psicológico online (leia).

Fale comigo!

* Neste artigo, critico apenas os vídeos de ASMR que mencionam doenças mentais, como pânico, depressão e fobias. Doenças mentais são problemas graves e não podem ser banalizados pelos youtubers.

FAÇA O CURSO ONLINE:

“APRENDA A ANALISAR O COMPORTAMENTO”

(Reserve sua vaga agora!)


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.