O TDAH é uma deficiência, um transtorno mental, mas que possui tratamento na Terapia Cognitiva-Comportamental. Sem admitir que o TDAH é um transtorno mental, a pessoas certamente enfrentará muitos problemas na vida. Abaixo, apresentaremos diferentes tipos de atenção (fale comigo).
Atenção voluntária
A atenção voluntária se encarrega de direcionar a concentração de forma voluntária e consciente, de acordo com a vontade da pessoa. Ex. Quando está andando na rua, você pode escolher voluntariamente, conscientemente e de acordo com a sua vontade, a prestar atenção nos carros, nas lojas, nas pessoas, etc.
Atenção espontânea
A atenção espontânea se encarrega de direcionar a concentração de forma involuntária, pré-consciente ou inconsciente, de maneira automática. Ex. Quando está andando na rua e ouve uma explosão, você movimenta a cabeça automaticamente, de forma pré-consciente, para ver o que se trata (um pneu que se estourou).
Atenção sustentada
A atenção sustentada se encarrega de manter a concentração durante um período de tempo na realização de uma atividade, sem se distrair com ruídos e distratores. Ex. Quando está fazendo um bolo, você precisa se manter concentrado durante todas as etapas: pegar ingredientes, misturá-los, colocar no forno para assar e retirar o bolo do forno assim que assado.
Atenção seletiva
A atenção seletiva se encarrega de filtrar as informações relevantes e importantes das informações irrelevantes, ignorando os ruídos e distratores do ambiente. Ex. Quando está conversando com um amigo numa balada, você precisa se concentrar na voz dele e, ao mesmo tempo, ignorar o barulho ao redor.
Atenção dividida
A atenção dividida se encarrega de manter a concentração entre duas ou mais atividades de forma simultânea, em paralelo. Ex. Quando está dirigindo do trabalho para a casa (atividade 1), você pode narrar para um amigo, em paralelo, como se faz uma torta de frango (atividade 2).
Atenção alternada
A atenção alternada se encarrega de manter a concentração entre duas ou mais atividades de forma alternada, em série. Ex. quando está numa sala de aula, você precisa alternar a sua atenção, em série, entre ler o que está escrito no quadro (atividade 1) e ler o que está escrevendo no caderno (atividade 2).
Hipoproxasia e distrabilidade
A hipoproxasia ocorre como perda global e exagerada da atenção, como perda da capacidade de concentrar e aumento da fadiga psíquica. Já a distrabilidade ocorre como consequência da hipopraxasia, redução da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea. Ex. Você não consegue focar sua atenção voluntariamente no dever de casa e se distrai com qualquer barulho ou estímulo.
Hiperproxasia e distração
A hiperproxasia ocorre como aumento exagerado da atenção, como concentrar obstinadamente em algo por horas sem fadiga psíquica. Já a distração é uma consequência da hiperproxasia, ignorando outros estímulos. Ex. Você está tão concentrado num trabalho que esquece de jantar, tomar banho e dormir.
Considerações finais
O TDAH pode trazer grandes problemas na vida adulta, caso não seja tratado corretamente desde a infância. Ele pode comprometer diferentes tipos de atenção, sendo que cada pessoa deve ser avaliada individualmente. A Terapia Cognitiva-Comportamental tem métodos eficientes no tratamento do TDAH (saiba mais).
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.