Análises de Dr. Wasney de Almeida Ferreira
Esta seção separada é um compromisso ético e profissional que o WAF Psicologia: Atendimento Online tem com seus clientes e instituições públicas e privadas. Por um lado, o psicólogo tem o dever de buscar neutralidade, impessoalidade e imparcialidade (política, religiosa, ideológica, etc.) nos atendimentos. Por outro lado, o psicólogo é uma pessoa comum, um indivíduo, e pode participar do Estado Democrático de Direito como cidadão.
Nesta seção, você encontrará artigos de opinião e de saúde pública elaborados por Wasney de Almeida Ferreira. Tratam-se de análises psicológicas de fenômenos políticos, econômicos, culturais e sociais que impactam, diretamente ou não, na saúde mental. Sendo assim, esta seção não deve ser confundida com a atuação do psicólogo em consultório, baseada no Código de Ética Profissional do Psicólogo (saber mais).
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. (Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo).
Art. 5º, IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
(Constituição da República Federativa do Brasil, 1988).
Art. 19 Todo indivíduo tem o direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de manter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).
Art. 3º O Marco Civil da Internet estabelece princípios para o uso da Internet no Brasil, incluindo a garantia da liberdade de expressão online e a proteção de dados pessoais.
(Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014).
Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição(…).
(Constituição da República Federativa do Brasil, 1988).