Frases motivacionais para depressão funcionam?

frases-motivacionais-depressão

As frases motivacionais para a depressão, como aquelas propagadas pelos espiritualistas, funcionam? Essa é uma pergunta bastante fácil de ser respondia, basta a pessoa ter um pouco de bom senso. Caso a pessoa tenha dificuldade em lidar com a realidade, certamente se autoenganará com conselhos motivacionais. As frases de autoajuda podem aumentar a depressão, uma vez que elas não resultam em efeitos objetivos.

Para saber se frases motivacionais funcionam, basta a pessoa realizar o seguinte experimento espiritualista. Entre em um quarto, olhe num espelho e repita mil vezes: “sou bonito(a), inteligente e realizado(a)”. Caso seja religioso, pegue a Bíblia, um terço ou amuleto mágico. O que você acha que acontecerá com essa pessoa ao usar a “força do pensamento”? Nada! Embora o pensamento e a linguagem atuem sobre a realidade, seus efeitos são bastante limitados.

A verdade é que a depressão não é tratada por meio de frases motivacionais, pois a pessoa precisa fazer algo objetivo para mudar. Se se sente feio(a), que tal cortar o cabelo, fazer uma limpeza nos dentes e lavar os calçados? Se não se sente realizadoa(a), que tal mudar o estilo de vida ou profissão? Se não se sente inteligente, por que não adquirir autoconhecimento por meio das Ciências Psicológicas Empíricas?

As frases motivacionais podem piorar a depressão, já que a pessoa depressiva tem alterações graves na forma de pensar e autoperceber. A depressão pode levar aos pensamentos suicídas, ou mesmo a sua consumação, já que a pessoa em depressão tem sensação de “beco sem saída”. Quantos espiritualistas aproveitam da pessoa em depressão prometendo frases motivacionais como “tratamentos”?

Fale comigo.


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.