A Terapia Cognitiva-Comportamental Online para o luto trabalha de uma forma bastante diferente de outras abordagens psicológicas. Ela busca centrar-se nas distorções cognitivas, resolução de problemas, aceitação e compromisso com a realidade. Se você está em luto, entre em contato para que possamos analisar seus sentimentos, pensamentos e comportamentos (fale comigo).
Sentimentos de culpa ou vergonha
O ser humano tem uma tendência a acreditar que possui controle sobre tudo e todos. No entanto, essa crença irracional acaba sendo colocada a prova em casos extremos. Perante a morte, doenças e incapacitações, a pessoa acaba se frustrando. Afinal, acreditar que possui controle sobre tudo e todos não significa que a pessoa realmente o tenha. A pessoa acaba fazendo associações mentais entre eventos e acaba se sentindo culpada ou envergonhada.
Morte real e simbólica
Todos ser humano morrerá um dia, embora essa realidade seja ignorada por muitos. Nascemos predestinados a morrer, pois o máxié uma poderosa maneira demo que fazemos é adiar a morte. Entretanto, temos essa crença irracional de que somos imortais. Além da morte real, há também a morte simbólica, que é carregada também de sofrimento. Muitas vezes, a pessoa precisa “enterrar” experiências passadas.
Auto-enganaço e fuga da realidade
O ser humano, diante o luto, tem uma grande propensão a auto-enganação e fuga da realidade. Pensamentos mágicos, mistificação e superstição são alguns exemplos. Esses comportamentos disfuncionais geralmente pioram a saúde mental da pessoa. Por isso, é importante que a pessoa não se engane com pseudoterapias (ouça WAF Podcast).
O lado positivo do luto
A Terapia Cognitiva-Comportamental Online, como dito, prepara a pessoa para enfrentar a realidade. Se uma pessoa ficou paralítica num acidente de carro, não há terapia que mude esse fato. Entretanto, mesmo diante os fatos da vida, é possível reconstruir uma nova vida. Muitas das limitações são psicológicas: crenças irracionais que afunilam a consciência e comprometem a tomada de decisão.
Dicas para superar o luto
- Seus pensamentos são só pensamentos, não a realidade em si;
- Suas emoções são só emoções, não é a realidade em si;
- Suas sensações corporais são só sensações, não a realidade em si;
- Seus pensamentos, emoções e sensações são apenas hipóteses, não a realidade em si;
- Muitos de seus pensamentos, emoções e sensações corporais são distorções da realidade;
- Faça Terapia Cognitiva-Comportamental Online para superar o luto corretamente (fale comigo).
Considerações Finais
Por mais triste que seja uma história, é melhor aceitar a realidade a distorcer a percepção com crenças irracionais. Quanto mais a pessoa inventar histórias malucas, pior será para a sua saúde mental. Uma mente saudável é aquela preparada para lidar com a realidade. A Terapia Cognitiva-Comportamental Online para o luto tem a função de ajudar a pessoa a superar o luto corretamente (fale comigo).
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.