Dicas de saúde mental na pandemia: guerra e terrorismo psicológicos

dicas-saúde-mental-pandemia

Aprenda algumas dicas de saúde mental na pandemia para se proteger da guerra e do terrorismo psicológicos dos meios de comunicação. Eles raramente apresentam as informações sobre a pandemia de forma objetiva, neutra e impessoal. Eles geralmente expõem as informações de forma parcial, distorcida ou politizada. Os meios de comunicação estão deixando as pessoas depressivas, ansiosas e excessivamente preocupadas com a pandemia.

O terrorismo psicológico dos meios de comunicação é uma estratégia internacional de guerra psicológica: a Teoria da Subversão. O menticídio foi uma estratégia de propaganda promovida pelos nazistas e soviéticos para subjugar as pessoas ao totalitarismo. Esse terror psicológico pode desencadear fenômenos psicopatológicos, não unicamente ansiedade e depressão, mas também paranoia e histeria coletivas. Quem não teve algum momento de perturbação mental durante a quarentena, como uma dor de cabeça ou mal-estar, acreditando ter sido contaminado?

Os meios de comunicação utilizam as heurísticas da disponibilidade como formas de manipular e controlar a opinião pública. As heurísticas são atalhos cognitivos, automáticos e inconscientes utilizados na tomada de decisão. Isso se torna ainda mais grave durante a quarentena, porque o isolamento social favorece alterações psíquicas, como ilusões, alucinações e delírios. Por exemplo, notícias repetitivas de mortes, imagens de caixões e cemitérios (associadas ao isolamento) destroem as resistências psicológicas: as pessoas já não sabem o que é realidade ou fantasia (vide).

A pandemia se tornou num palanque para a politicagem, cabe a nós não sermos os “palhaços desse picadeiro”. As pessoas não deveriam dar tanta importância para os meios de comunicação, uma vez que promovem guerra e terrorismo psicológicos. Há muitas fake news nos meios de comunicação, erros grosseiros de conceitos da epidemiologia. As dicas de saúde mental na pandemia são procurar informações em pessoas que tenham o compromisso com a verdade, a liberdade e a ética.

“Proteja-se da guerra e do terrorismo psicológicos dos meios de comunicação!”.

Alguns de nossos artigos

Depressão não é frescura (leia).

Cinco erros comuns no pensamento depressivo (leia).

Quatro erros comuns no pensamento suicida (leia).

Conheça nossa proposta de tratamento psicológico (leia).

Fale comigo.

 


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.