O que é Terapia Cognitiva Comportamental?

terapia-cognitiva-comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem psicológica, que envolve a Psicologia Cognitiva e Psicologia Comportamental. Ela engloba uma diversidade de modelos teóricos-científicos, que direcionam o tratamento psicológico. A Terapia Cognitiva Comportamental é uma das abordagens psicológicas mais empíricas, científicas e diretivas.

A Psicologia Cognitiva estuda a estrutura e funcionamento da mente, como pensamentos, memórias, atenções e inteligências. Além disso, ela investiga a linguagens (verbais e não verbais), emoções, motivações, selfs e interações sociais. Por exemplo, uma pessoa com depressão tem uma série “bugs” nos pensamentos, emoções e percepções, que pode ser tratado de forma bastante eficiente.

Já a Psicologia Comportamental estuda os comportamentos, sejam eles públicos ou encobertos. Comportamentos públicos são aqueles observados por terceiros, como relações conjugais, laborais e familiares. Já os comportamentos encobertos não podem ser observados por terceiros, como os pensamentos, imaginações e sonhos. Por exemplo, uma pessoa ciumenta tem uma série de comportamentos disfuncionais, que podem ser trabalhados efetivamente.

A Terapia Cognitiva Comportamental, por ser uma das abordagens psicológicas mais empíricas, científicas e diretivas, possui uma infinidade de aplicações. Os seus diversos modelos teóricos-cientificos continuam em ampla expansão em todo mundo. Na WAF Psicologia: Atendimento Online, trabalhamos apenas com Ciências Psicológicas Empíricas, como as abordagens psicológicas supracitas.

Quatro erros comuns no pensamento suicida (Leia).

Cinco erros comuns no pensamento depressivo (Leia).

Conheça o Atendimento Psicológico Especializado.

Fale comigo!


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.