Antidepressivos naturais e eficientes

antidepressivo-natural

Há antidepressivos naturais bastante eficientes e sem efeitos colaterais negativos. Eles não são plantas medicinais, sucos espirituais ou chás milagrosos. Eles também não são incensos indianos, pedras místicas ou florais de Bach. Os antidepressivos naturais eficientes são técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Abaixo, há algumas dicas de como as distorções cognitivas e comportamentos desajustados causam depressão.

Distorções cognitivas

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) descobriu que uma das principais causas da depressão é as distorções cognitivas. Pessoas depressivas cometem erros de raciocínio, memória, linguagem e percepção. Sendo assim, a tristeza, desanimo e baixoestima são consequências do uso inadequado da mente e comportamentos. As pessoas depressivas precisam reaprender a raciocinar, resolver problemas, tomar decisões e se comportar adaptativamente.

Por exemplo, se um rapaz diz para sua namorada depressiva “Você está muito bonita!”, ela poderia pensar “Ele só quer me agradar, pois sou feia!”. Por outro lado, se o rapaz não dissesse nada, ela poderia pensar “Ele nunca fala que estou bonita, pois sou feia”. Ou seja: independente do que o rapaz faça, a sua namorada sempre se sente feia. A namorada depressiva está presa em um paradoxo cognitivo, sendo a única saída o domínio de técnicas cognitivas-comportamentais.

Comportamentos desajustados

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) descobriu também que uma das principais causas da depressão é os comportamentos desajustados. Pessoas depressivas reforçam suas distorções cognitivas, fogem e se esquivam de estímulos aversivos, não raro ilusórios. Além disso, as pessoas ao redor das pessoas depressivas raramente sabem lidar com os problemas de saúde mental, por não dominarem as leis do comportamento.

Por exemplo, ao pensar “Meu namorado só quer me agradar, pois sou feia!”, a namorada depressiva pode reforçar esse pensamento distorcido. Ela pode se isolar em seu quarto, evitar o namorado, amigos e familiares, chegando, em caso mais graves, a delírios de ruína. As pessoas ao redor da pessoa depressiva podem prejudicar ainda mais sua saúde mental, reforçando a depressão. Em resumo, existem princípios universais do comportamento que a pessoa depressiva aplica para sair da depressão.

Considerações finais

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) dispõe de antidepressivos naturais e bastante eficientes. Infelizmente, pessoas depressivas são frequentemente vítimas de charlatanismo e estelionato, uma vez que possuem várias distorções cognitivas e comportamentos desajustados. Pseudoterapias se aproveitam de sintomas psiquiátricos como se eles fossem fenômenos espirituais. Assim, as pessoas depressivas ficam ainda mais confusas, doentes e dependentes de gurus da Nova Era.

Alguns de meus artigos

Sintomas de depressão: faça avaliação grátis (Faça).
Cinco erros comuns no pensamento depressivo (Leia).
Quatro erros comuns no pensamento suicida (Leia).


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.