ASMR para depressão funciona?

asmr-para-depressao-funciona

O ASMR para depressão é uma estratégia auxiliar para o relaxamento, mas ineficiente no tratamento de problemas psicológicos. Na depressão, a pessoa tem não unicamente tristeza, o que é mais notório, mas também alterações cognitivas graves. A pessoa depressiva tem alterações de raciocínio, percepção, memória, psicomotricidade, motivação e senso de “eu”. Em casos mais graves, a pessoa depressiva pode até mesmo desenvolver pensamentos suicidas, uma vez que sua mente encontra-se “bugada”.

Quando a pessoa relaxa sobre o efeito do ASMR, ela apenas esquece os problemas de sua vida temporariamente. Esse é um momento importante para que a pessoa depressiva possa relaxar. Além disso, é um momento para a pessoa sentir como seria a sua vida, caso fizesse tratamento adequado. No entanto, horas após o uso do ASMR, a pessoa depressiva retoma a sua vida cotidiana, onde os problemas continuam existindo. O ASMR tem efeito muito breve (viciante por liberar neurotransmissores, como dopamina) e pode ser uma forma de fulga da realidade.

Em minha opinião, o ASMR é periogoso para algumas pessoas, como no caso dos portadores de depressão psicótica, por conter técnicas de hipnose e rolling play. A pessoa depressiva sem tratamento psicológico adequado tem maior chance de desenvolver pensamentos suicidas, sendo esse problema de saúde pública. Finalizando, o acompanhamento psicológico continua sendo uma das maneiras mais eficientes de tratamento da depressão, sendo o ASMR apenas um recurso complementar para o relaxamento.

Exemplo

Uma mulher encontra-se em depressão devido o termino de um relacionamento, após ver mensagens no celular de seu namorado. Ela vive confusa, sem saber realmente se foi traída, porque seu namorado jura que não a traiu, que se trata de um mal-entendido. Ela não consegue dormir, vira de um lado para o outro da cama, sente dores de cabeça, diarreia e extremo cansaço. Ao usar ASMR, a mulher depressiva sente-se relaxada, esquece os problemas, mas no outro dia… A depressão e problemas continuam!

Pelo ponto de vista psicológico, talvez ela esteja tendo uma crise de ciúmes sem sentido, por não se conhecer bem, por traumas passados, por já ter traído outros namorados, por insegurança ou baixo autoestima. Em resumo, o ASMR é apenas um recurso auxiliar para o relaxamento, não cura a depressão e não resolve os problemas da vida. Na WAF Psicologia: Atendimento Online (1h30min), analisamos os problemas das pessoas de forma profunda, buscando identificar e tratar as suas causas.

Conheça WAF Psicologia: Atendimento Online (sessão 1h30min).

Fale comigo!


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.