Palestras motivacionais: charlatanismo e hipnose

palestras-motivacionais

Quantas empresas desperdiçam dinheiro com palestras motivacionais de pseudointelectuais? As palestras motivacionais hipnotizam milhares de pessoas com charlatanismo. Elas não resolvem os problemas, mas apenas dizem o que as pessoas querem ouvir no momento. Elas apenas promovem bem-estar passageiro nas pessoas.

Por que os brasileiros amam palestras motivacionais, como a de falsos filósofos e espiritualistas? As palestras motivacionais utilizam técnicas de hipnose. A fala eloquente do orador, o olhar, o gesticular e a postura hipnotizam as pessoas. As pessoas esquecem do mundo real, alucinam e deliram em pensamentos que não representam fatos.

Por exemplo, uma grande empresa de construção civil contrata um palestrante motivacional. Como todo bom charlatão, ele chega ao ambiente bem-vestido, falante e simpático. Como todo bom charlatão, ele já conseguiu comprar um carrão, roupas e relógios caros. O palestrante motivacional hipnotiza com a sua simples presença!

Durante a palestra, não existe inflação, encargos trabalhistas, impostos abusivos, dólar alto e licitações fraudulentas. Agora, o problema é o líder que não sabe a diferença entre liderar e gerenciar… O problema é o trabalhador que “não veste a camisa da empresa”… O problema é o clima organizacional: na Google tem sinuca e vídeo game…

As empresas brasileiras devem ser muito ricas para desperdiçarem dinheiro com palestras motivacionais de pseudointelectuais. O bem-estar vivenciado pelas pessoas é passageiro e hipnótico, por afastá-las da realidade. Quantas contribuições científicas as Ciências Psicológicas Empíricas poderiam oferecer as empresas?

Fale comigo!

Sobre mim.

Frases motivacionais para depressão funcionam? (Leia)

Obs. as palestras motivacionais de falsos espiritualistas são ainda piores, por apelarem para Deus, Jesus, espíritos, dentre outros.

WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.