O sentimento de inferioridade e superioridade são interdependentes e dependem dos modelos sociocognitivos. Se uma pessoa tem sentimento de inferioridade, é muitíssimo provável que tenha também o de superioridade. A pessoa se sente inferior num contexto sociocognitivo, mas superior em relação a outro. Sendo assim, há uma alternância ciclotímica entre os sentimentos de inferioridade e superioridade. Os casos mais graves de alterações do humor são de transtorno bipolar.
As comparações que uma pessoa realiza podem ser intragrupal ou intergrupal. No primeiro caso, a pessoa se compara aos indivíduos que fazem parte dos seus grupos sociais de pertença. No segundo caso, a pessoa compara os seus grupos sociais a outros grupos correlatos. Por exemplo, um empresário pode ter sentimento de superioridade por ser o mais rico do prédio. No entanto, quando compara o seu prédio com o de outros bairros, pode ter sentimento de inferioridade. Em questões de segundo, o empresário deixa de ser “o cara” para ser apenas “mais um”!
Como transcender os sentimentos de inferioridade e superioridade, de modo que possa se sentir sempre bem? Por agora, aquelas fotos postadas nas Redes Sociais, com vários filtros, não enganam ninguém. Todos que lhe conhecem sabem que sofre de sentimentos alternados de inferioridade e superioridade. Para que passar por isso e colocar sua saúde mental em risco, se existe tratamento psicológico para sentimento de inferioridade e superioridade.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.