O estresse emocional, no trabalho e na gravidez são uma dos principais problemas da pós-modernidade. A pessoa geralmente trabalha muito, tem várias responsabilidades e pouco tempo para lazer. Nas horas vagas, não consegue distrai e relaxar, permanecendo tensa grande parte do tempo. No longo prazo, o estresse pode causar várias doenças mentais, físicas e psicossomáticas (saiba mais).
Diferentes tipos de problemas
O estresse emocional, no trabalho e na gravidez está intimamente relacionado à problemas cotidianos. Existem diferentes tipos de problemas diários, como solúveis e insolúveis, estruturados e desestruturtados. Para cada tipo de problema, há técnicas cognitivas-comportamentais eficientes para reduzir o estresse no cotidiano (fale comigo).
Enfrentamento centrado no problema
Não é possível tratar o estresse sem aperfeiçoar estratégias cognitivas-comportamentais de resolução de problemas. Infelizmente, pessoas estressadas não sabem resolver problemas sem criar novos problemas. A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) tem várias técnicas de enfrentamento centrado no problema (fale comigo).
Enfrentamento centrado nas emoções
Nem todos os problemas podem ser resolvidos pela pessoa, fazendo com que o estresse permaneça. Entretanto, mesmo assim, é possível aprender estratégias cognitivas-comportamentais para lidar com problemas insolúveis. A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) tem várias técnicas de enfrentamento centrado nas emoções (fale comigo).
Outros conceitos importantes
Recursos de enfrentamento: são as competências e habilidades que a pessoa possui para enfrentar o estresse cotidiano. Ex. uma pessoa tem um parque próximo a sua casa, onde pode relaxar, enquanto uma outra possui uma “boca de fumo” para comprar maconha;
Estratégias de enfrentamento: são os procedimentos e técnicas que a pessoa possui para lidar com o estresse diário. Ex. uma pessoa toma vodka após o trabalho para relaxar, enquanto uma outra assiste filmes e séries;
Estilos de enfrentamento: são os esquemas cognitivos-comportamentais que a pessoa possui para reduzir o estresse. Ex. uma pessoa faz um trabalho com antecedência para não se estressar, enquanto uma outra deixa tudo para última hora;
Estratégias combativas: são as formas de enfrentamento (de reação, fuga ou esquiva) que a pessoa possui para lidar com o estresse cotidiano. Ex. uma pessoa conversa com o seu parceiro xingando sobre os problemas, enquanto uma outra conversa amistosamente.
Estratégias preventivas: são os procedimentos e táticas que a pessoa utiliza, de forma pro-ativa, para prevenir o estresse cotidiano. Ex. uma pessoa deixa o escritório sempre organizado antes mesmo da advertência do patrão, enquanto uma outra o organiza somente após o xingo;
Traços de personalidade: são as características individuais da pessoa, como a autoeficacia e otimismo, para enfrentar o estresse diário. Ex. uma pessoa pessimista e neurótica, só sabe reclamar, enquanto uma otimista foca sua atenção em resolver os problemas.
Considerações finais
O estresse emocional, no trabalho e na gravidez pode causar várias doenças mentais, físicas e psicossomáticas (saiba mais). Infelizmente, há grande vulgarização do estresse, como se ele pudesse ser tratado por meio de pseudoterapias. A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma das abordagens psicológicas mais eficientes no combate ao estresse.
Conheça mais a fundo a Terapia Online Especializada (leia). Fale comigo.