Como lidar com o ciúme doentio?

ciume-doentio

Como lidar com o ciúme doentio? O comportamento respondente, como o mal estar do ciúme, é um tipo de comportamento reflexo aprendido. Ele ocorre quando um estímulo neutro é emparelhado a um reflexo incondicionado, tornando-se um estímulo condicionado. Assim, emparelhando estímulos, o ciúme se torna doentio, podendo prejudicar gravemente as saúde física e mental.

Por exemplo, suponhamos que uma mulher casada descubra, por meio do WhatsApp, que seu marido a traia. Ao ver as mensagens no WhatsApp, a esposa traída imediatamente desencadeia uma diversidade de reflexos incondicionados: o coração acelera, a respiração fica “pesada” e a temperatura aumenta. Após meses de separação, a ex-esposa revive as lembranças e o mal estar da traição do marido. Na verdade, só de ouvir a palavra “WhatsApp”, começa a ter dores de cabeça, no estômago e diarreia.

Todos os estímulos que antes eram neutros passaram, após a traição, a eliciar respostas condicionadas desagradáveis. O grande problema do comportamento respondente é que pode prevalecer, por anos, como reflexos inconscientes. Os problemas podem aumentar por meio da generalização respondente, como desenvolver aversão por qualquer homem ou redes sociais. A psicológica dispõe de métodos para desaprender esses reflexos incondicionados desagradáveis.

Fale Comigo!


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.