Anorexia: como ter um corpo perfeito?

anorexia_corpo_perfeito

Como ter um corpo perfeito? A busca por um corpo perfeito, como no caso das modelos, tem acarretado em transtornos da imagem corporal: a anorexia. A realidade perceptual nunca coincide com o ideal imaginário fazendo com que as pessoas sintam-se cronicamente insatisfeitas. Transtornos da imagem corporal, como a anorexia, podem escondem problemas psicológicos inconscientes, como conflitos de identidade sexual.

Para as neurociências cognitiva, um objeto está paradoxalmente em movimento e repouso, a depender do referencial de julgamento. De forma semelhante, o gelo é quente e frio, dependendo do referencial de avaliação. De forma semelhante, somos magros e gordos, altos e baixos, dependendo do referencial social. Em suma, somos nós, como observadores, em contexto sociocultural, que julgamos as características do corpo.

Na anorexia, a pessoa já perdeu o referencial social de avaliação do corpo, desenvolvendo transtorno da imagem corporal. Ao olhar no espelho, a pessoa literalmente se percebe como gorda, embora socialmente seja percebida como caquética. Como não existe um corpo perfeito, a pessoa vive em busca de um padrão corporal que, no mundo objetivo, não existe.

Muitas pessoas objetificam seus conflitos psicológicos no corpo, como se o corpo perfeito fosse sinônimo de felicidade. Esse pensamento concreto, característico das crianças, geralmente funciona como mecanismos de fuga e esquiva. As consequências da anorexia são transtornos da imagem corporal e uma extrema dificuldade em lidar com a existência. A anorexia é um transtorno alimentar tratado por psicólogos.

Fale Comigo!


WAF PSI© (31) 9 9385 6239, Contagem, MG, Brasil.